Tuesday, March 25, 2008

O Guia da Dura

Eu nem queria escrever nada... tava aqui, curtindo a minha chuva... pensando em postar um “ainda bem!!! O BBB acaba hoje!!!!“ Mas acabei me rendendo ao fazer nada e pensar em acordar amanhã cinco e meia da matina.
Porém, ai porém... fui ver O Dia on Line. Aí não teve jeito:
http://odia.terra.com.br/brasil/htm/secretaria_lanca_cartilha_para_orientar_cidadaos_sobre_direitos
_na_hora_da_abordagem_policial_159994.asp

O Guia da Dura. Eu mereço?!
Vamos lá, porque essa oportunidade eu não posso perder...

“Se você for parado pela polícia, alguns comportamentos podem ajudar aimpedir que a situação se transforme em conflito:“ (isso quando ela em si já não é um conflito...)
-fique calmo e não corra (ahn?!?!?!?!?!)
-deixe suas mãos visíveis e não faça nenhum movimento brusco (tipo respirar?)
-não discuta com o policial e nem toque nele. (mas ele me tocar, pode, né, bebé?) Não faça ameaças ou use palavras ofensivas. (aquelas como “qual a sua identificação mesmo?“ ou “ vou levar isso a Corregedoria, viu soldado?“)

Mas tem a parte boa, sem trocadilhos ou piadinhas infames. Afinal, somos um povo ignorante e pouco sabemos de nossos direitos:

-temos o direito de saber a identificação do policial;
-direito de sermos revistados por policiais do mesmo sexo;
-direito de acompanhar a revista do carro ou termos alguém que não seja policial para fazê-lo ( não resisto... quem, mon dieu, quem...)
-direito de srmos presos somente por ordem de um juiz ou em flagrante;
-direito de não ser algemado se a conduta não for violenta ou se não estivermos tentando fugir da abordagem;
-direito de, em caso de prisão, não falar nada além de nossa identificação e de entrar em contato com familiares e advogado.

Podiam fazer um para os policiais também, tipo: VOCÊ NÃO TEM O DIREITO DE...

PS: Editei, tirei bobagens... li este post novamente e achei uma merda. Acho que tenho o direito de me auto-censurar...

No comments: