Friday, March 14, 2008

Condominio Verde Mar


Não sei se vocês sabem, mas para ir trabalhar eu pego duas conduções. Normalmente uma van aqui na Bandeirantes e depois o danado do 855, que me deixa na esquina da escola.
Faço este trajeto há 4 anos.
Nesse tempo aprendi a curtir a viagem, que é muito agradável: vista para o Maciço da Pedra Branca de cabo a rabo. Desde a minha casa até a descida da Grota Funda, fora o Magarça.
Então, observadora que sou, notei a construção de um condomínio de luxo chamado Verde Mar, DENTRO do maciço. Bem na beira da Estrada dos Bandeirantes, mas subindo a mata.
Construção de mansões. Poucas, porém, enormes.

Depois de algum tempo achando aquilo estranho, já que estavam derrubando a mata, vi uma reportagem no RJ-TV sobre construções irregulares no Maciço. E não é que o tal condomínio era a “estrela“ da reportagem?! Fiquei super feliz em saber que a obra seria embargada.

Até me corrijo ao dizer que naquele tempo, acho que uns 2 anos atrás, ainda não havia casas, somente o descampado.
Mas a obra, apesar de embargada, não parou. Coisa de quase um ano depois lá estão umas 5 ou 6 casas, enormes, “chiquerézimas de doer“ em plena construção. Mandei vários e-mails para o RJ-TV, para o Ibama, para a secretaria de Meio ambiente e nada! Até que ontem, li no jornal que a obra foi mais uma vez (!!!!!!!) fechada :

“RIO - Uma reportagem do telejornal "RJTV" 1ª edição informou, nesta quarta-feira, que obras irregulares derrubam áreas verdes do entorno do Parque Estadual da Pedra Branca, em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio. Uma equipe do telejornal sobrevoou o local e flagrou obras que estão abrindo clareiras no meio da mata nativa por falta de fiscalização. Homens e máquinas trabalhavam em um grande terreno, em meio à mata nativa.

O Parque Estadual da Pedra Branca, uma área de preservação ambiental que ocupa mais de 12 mil hectares, é considerado uma das mais importantes reservas do país dentro de zonas urbanas. Mas lá a natureza é alvo constante de agressões.

Em outro ponto da Estrada dos Bandeirantes, o condomínio Verde Mar é outra construção irregular. A obra já foi embargada por órgãos ambientais por falta de licença. Além dos apartamentos, uma imensa clareira aberta na mata não pára de crescer. Nesta quarta, fiscais da secretaria estadual de meio ambiente foram mais uma vez ao condomínio Verde Mar. Eles entregaram um documento exigindo a paralisação imediata das atividades e interditando as obras.

- Como eles não paralisaram as obras, é uma questão de polícia e de justiça. Vamos solicitar o Ministério Público para que agilize o processo na Justiça para responsabilizar o empreendedor criminalmente e nos autorizar a demolição do prédio. Não conseguimos falar com ele nesta quarta, mas vamos encontrá-lo com certeza - disse o coordenador da comissão estadual de controle ambiental José Maurício Padrone ao RJTV.

Segundo o coordenador, o condomínio já foi multado anteriormente:

Esse condomínio é um flagrante desrespeito de todas as formas. Já foi multado, já foi embargado diversas vezes. Hoje estamos entregando a interdição definitiva, que é a punição administrativa mais rigorosa.

Flávio Lima, do Batalhão Florestal, explicou que o local terá fiscalização permanente até que seja obtida autorização para demolição do condomínio:


- Atuamos aqui em conjunto com a Secretaria estadual do Meio Ambiente, há um inquérito na delegacia de meio ambiente e esse local será mantido no roteiro de fiscalização permanente até que se obtenha autorização judicial para a demolição.“
http://oglobo.globo.com/participe/mat/2008/03/12/obras_irregulares_abrem_clareiras_na_mata_em_vargem_grande-426195824.asp

A foto acima foi colada da reportagem e mostra o horror pelo qual o Parque vem passando com a abertura de clareiras para construções.

Hoje passei de novo e fiquei de olho, porque o Parque é nosso! Qualquer coisa, é só ligar para o Disque-Denúncia: 2253-1177, ou pelo telefone de denúncia do Batalhão de Polícia Florestal: 3399-4832.

No comments: