Sunday, March 16, 2008

2008

Esse ano já deu, né?
E que venha 2009.
Eu não aguento mais as comemorações da chegada da Família Real ao Brasil. O problema não é você ver nisso um fato histórico importante para o país e para a cidade, mas você não querer ver esse acontecimento por todos os ângulos. O tempo da história das elites já foi e há muito.
Não vejo na chegada dos portugueses motivos para somente comemorar, assim como também não vejo razões para somente criticar.
Recebi um e-mail criticando demais as comemorações, depois vou postá-lo aqui, li o livro “oficial“ da comemoração, o 1808, de Laurentino Gomes. E não concordo com o radicalismo do primeiro e nem com o excesso de benfeitorias exposto pelo segundo.
Mas não quero iniciar esta discussão. Mesmo porque a prefeitura está martelando seus professores para fazerem deste ano um ano de “Projetão Família Real“, um saco. Até palestra com Cesinha e Cônsul português eu fui obrigada a ir. Eu, não: todos os professores de história da rede. Dá para trabalhar sobre o tema? Claro que sim, mas na marra...
Na minha escola, pelo menos para mim, está sendo bem desagradável, porque na reunião em que se decidiu pelo tema principal a chegada do povo eu estava na reunião com o prefeito e não pude apitar em nada. Resultado? Mês de março para elaborar projeto e exibir. Se eu vou dar conta? humpf

Conversando com colegas, pensamos em coisas mais atuais para trabalharmos, e o ano de 2008 é muito rico em datas para serem trabalhadas de diversas maneiras e em várias disciplinas:
- 2008 é o Ano Internacional do Planeta Terra,
- 40 anos do assassinato do estudante Edson Luis no restaurante Calabouço, em 28/03,
- em 04/04 completa 40 anos da morte de Martin Luther King,
- em 14/05 Israel completa 60 anos,
- 18/06 - 100 anos do início da imigração japonesa no Brasil,
- 26/06/1968 foi a data da Passeta dos Cem mil, na Av. Rio Branco, centro do Rio de Janeiro,
- em 29/09 farão 100 anos da morte do nosso grande Machado de Assis,
- em 05/10/1988 foi promulgada a atual Constituição,
- em 13/10/1968 morria Manuel Bandeira,
- em 15/11, a Umbanda faz 100 anos,
- Candeia faleceu em 16/11/1978,
- o dia 13/12/1968 ficou marcado na História como o dia do AI-5, quando o ar ficou intragável, mesmo sendo no Ano Internacional dos Direitos Humanos (1968)
- em 22/12/1988 foi brutalmente assassinado Chico Mendes

Pois é. Tantas, mas tantas datas... muito pouco para se comemorar, é verdade, mais lamentos que qualquer coisa. Mas fatos inquestionavelmente importantes para a nossa história. Muitos ainda ecoando em nossas vidas, seja em livros, pais de amigos, em programas de televisão, peças teatrais.
Será um ano, indubitavelmente, de reflexões e muito, muito trabalho.

Ano que vem, pode vir a ser mais agradável. Aí sim, poderemos comemorar os 30 anos da Lei da Anistia e chorar baixinho a morte de Nara Leão e do divino Zé Keti. Mas...
“Não chore ainda não, que eu tenho a impressão
Que o samba vem aí
É um samba tão imenso que eu às vezes penso
Que o próprio tempo vai parar pra ouvir“

Mas...
“Se alguém perguntar por mim / diz que fui por aí...
Tenho um violão / p’ra me acompanhar
Tenho muitos amigos / eu sou popular
Tenho a madrugada / como companheira
A saudade me dói / o meu peito me rói
Eu estou na cidade / eu estou na favela
Eu estou por aí
sempre pensando nela“

No comments: