Saturday, March 22, 2008

Feliz Páscoa

Quando você é criança, a Páscoa chega como sinônimo de uma coisa doce, marronzinha e embrulhada em um papel alegre e brilhante: o ovo de chocolate, ou de Páscoa, se preferirem.
Eu já cheguei a sonhar com a chegada do Coelhinho da Páscoa... sim, sim, sim. Eu acreditava.
nunca acreditei em Papai Noel. Para mim, o bom velhinho nunca foi tão velhinho e não tinha barba e nem cabelos brancos. Ele tinha sim, um nariz adunco e sob ele um bigodão bem preto.
Hoje, se eu tivesse filhos, eles até poderiam acreditar que o vovô fosse o Papai Noel, mas naqueles tempos, Seu Ale ainda estava bem enxuto.
Quando eu descobri, enfim, que o Coelhinho era a minha mãe que, pouco antes de eu acordar no domingo de Páscoa, colocava no “ninho“ que eu havia cuidadosamente arrumado na noite anterior um ovo de chocolate número 14 e alguns bombons... nossa... lembro como se fosse hoje. Assim como lembro do sonho com aquela coelhona de olhos vermelhos do tamanho dos postes da rua e com uma cesta enorme nas patas dianteiras com ovos para distribuir.
Coisas de criança, mas tão preciosas.

Depois você cresce e as coisas vão perdendo a graça. Você começa a comprar caixas de bombons, deixa de ganhar os tradicionais e deliciosos ovos. Até mesmo começa a questionar a razão de tal feriado e não vê mais motivo para comemorar nada. Passa a ser feriado de criança.

Hoje, depois de muitos anos vi um grupo de jovens adolescentes aqui do bairro procurando um lugar para malhar um Judas muito bem feito com panos. Parei para ver, mas eles estavam muito confusos, um vai pra lá, vai pra cá sem fim. Desisti e vim para casa. Nos sábados de Aleluia minha mãe ia a um ritual em um centro espírita kardecista no Andaraí, saíamos muito cedo, antes de amanhecer. Eu ia contando os judas pendurados nos postes. Não sei se por conta das neo-pentecostais, aos poucos (mais) essa tradição foi sumindo. Agora é ato político.

Tudo acaba mudando mesmo, seja no público ou no privado. Fica sempre e cada vez mais chato e sem graça.

1 comment:

Anonymous said...

LE!
Confesso que adoro como vc escreve, d uma forma suave que lhe dar prazer de le.
Quero saber se ja existe carterinha pra ser fa de seu blog,rsrrs.
bjao.