Thursday, May 29, 2008

antes do trabalho, só pra passar o tempo... post colado de...

Enviado por Mauro Ventura - 23.5.2008 | 17h09m
http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/dizventura/

Bizarrices

Minha caixa-postal é um depósito de bizarrices. Então, nada mais coerente do que receber uma mensagem sobre "É proibido amarrar jacarés aos hidrantes - 101 leis totalmente estúpidas".

É um livro que está sendo lançado pela Matrix Editora e que, como o nome diz, faz um compêndio das leis mais bizarras dos EUA.

Coisas como:

- Em Illinois, escutar clandestinamente suas próprias conversas é crime. (ou seja, escutar na frente de todo mundo não tem problema)

- No Alabama, é ilegal embebedar um animal em praça pública. (em casa pode)

- Para entrar no Kentuck, as abelhas precisam ter atestado de saúde. (quero ver pedir um a um)

- Na Virgínia, é ilegal cuspir na calçada. (ué, o que que tem de bizarro nisso?)

- No Texas, os cabos das enxadas não podem medir menos do que 1,22 metro de comprimento. (por que 1,22m é um mistério)

O título se refere a uma lei de Michigan proibindo a obstrução de hidrantes. Ela impede as pessoas de amarrar animais aos hidrantes. Como o jacaré é um animal, ele também está incluído na proibição. Ou seja, não há qualquer referência aos jacarés na lei, como bem observou uma reportagem americana. Os autores é que forçaram a barra para o títuto ficar engraçadinho.

Li no jornal que foram abertos esses dias os arquivos do Judiciário britânico, que mostraram que ainda estão em vigor regras arcaicas, como a que impede mulheres de comer chocolate em público. No condado de York, por exemplo, persiste lei permitindo que escoceses sejam mortos a flechadas, menos aos sábados. Na Inglaterra, também é ilegal se beijar no cinema.

Mas as excentricidades não são privilégio da língua inglesa. Na Micronésia, os homens não têm permissão para usar gravata. Na Grécia, quem estiver dirigindo mal vestido pode ter a carteira apreendida. E, no Brasil, a lei permite que Maluf esteja solto.

No comments: