Saturday, May 10, 2008

Boa, normal ou otária?

Acho que muitas pessoas, quando olham para mim nos momentos em que falo das minhas experiências no magistério municipal, tem a impressão de que eu gosto do meu trabalho.
E não estão errados: gosto mesmo. No início achava que nunca conseguiria ficar na frente de 40, 50 adolescentes e abrir a boca, conquistá-los, ensiná-los alguma coisa. Sempre tive verdadeiro pavor de falar em público.
Até que comecei, turma de 35-40 alunos. Quinta série, todos entre 15 e 19 anos.
Segunda turma, mesmo número de alunos, extremamente bagunceiros, mais novos. E por aí foi e continua indo.
Quatro anos.
Caloura, ainda. Engatinhando, como costumo dizer.
Encho o saco, as vezes, mas adoro quando estou falando, lendo, explicando, corrigindo, fazendo minhas cenas em sala e todos eles, os 40, 50 adolescentes encapetados estão lá vidrados, olhando para mim. Descobri que adoro um palco. rs

Estar de saco cheio, querer ir embora, não querer ir trabalhar, pensar em qual dia será a folga, contar o número de feriados do ano seguinte.... ah, tirando os exageros, isso dá em todo mundo. Bom é não fazer nada, pelo menos por um tempinho...

Mas será que esse meu gosto em fazer certas coisas na escola deve-se a minha pouca experiência?
Será que um dia não perguntarei mais aos alunos “o que está acontecendo? Se quiser conversar, pode me contar“, será que um dia, quando exagerar no esporro e disser coisas sem pensar que podem magoar aquelas cabecinhas ocas, pensarei simplesmente “foda-se“ e não voltarei a sala para pedir desculpas pelos exageros cometidos? Será que um dia me acharei melhor que eles, só porque sou mais velha, tenho experiências que eles não tem, sei de coisas que eles não sabem, só porque sou professora?

Espero, MESMO, que no dia em que isso acontecer,se acontecer, eu tenha respeito por mim, por eles o suficiente para largar a carreira, pedir exoneração, fazer análise e sei lá mais o que. Talvez dar um tiro na cabeça.

Espero continuar a ser a professora alessandra, professora ale mamede, tiaaaa ops professora desculpe, fessora, professora de história. Aquela que eles chegam e falam: professora, a senhora tomou o seu remédio hoje? Professora, posso conversar com a senhora? Professora, a minha mãe pediu para chamar a senhora para a festa. Professora, a senhora está bem? Professora, seu cabelo é lindo! Professora, seu cabelo está horrível hoje! Professora, te amo! Aê fessora, tá magrinha!! Professora, a senhora tá engordando... Professora, a senhora parece maluca! Professora, a senhora é a melhor professora que eu já tive. Professora, a senhora é doida! Professora, sinto muitas saudades da senhora!

Não quero perder isso. Nem dos alunos de bom comportamento, dos de mau comportamento, dos brigões, dos repetentes, dos de 11, 12, 15, 17, 19 anos... dos malucos, dos certinhos... de nenhum deles.
Não quero perder esse tesão nunca.

Estou há uns dias pensando em uma pessoa que me disse: você perde seu tempo com eles porque só tem 4 anos de magistério. Essa pessoa é da minha profissão.
Aí eu pergunto: eu sou boa, sou normal ou sou muito otária mesmo?

Bom final de semana porque tenho muito tempo a perder com eles esses dias...

No comments: