Monday, January 14, 2008

Amizades e cristais

Sou uma pessoa de poucos amigos. Não, eu não sou séria ou carrancuda. Simplesmente tenho poucos amigos. Muitos conhecidos, amigo de copo, de jornada, da UERJ, da UFRJ, da CONEI,
do CAI, do CEBS, do bairro, desta ou daquela escola, deste ou daquele lugar... mas amigos mesmo... são poucos.
Não me sinto mal chegando a essa conclusão. Acho importante ver as coisas do jeito que são. Não sou uma pessoa sozinha,isolada, acuada, nada disso... mas a amizade é algo muito valioso e eu tenho muita dificuldade em me expor, prefiro eu mesma resolver as minhas questões a abrir a minha vida para quem quer que seja, apesar de achar também bastante saudável ter alguém para te ouvir que não cobre nada por hora.
Tenho pessoas em quem confio. Elas são muito mais numerosas que os que considero meus amigos. Contraditório, não? Também acho.
As que coloco no meu mínimo rol de amizades dispõem do máximo de minha confiança: entra, dorme, pega a minha toalha, usa a minha escova.. ops... nem tanto. Mas são pessoas que podem praticamente tudo, pessoas que eu faço de tudo para ajudar, que eu tiro do meu prato, do meu copo, da minha passagem. Porém, tudo tem limites.
Cresci ouvindo minha mãe dizer: o seu direito começa quando termina o do outro, ou o contrário, dependendo da situação, principalmente quando ela discutia com meu pai.
O que fazer quando um amigo trai a sua confiança? Furta algo de sua casa, agindo como se tudo fosse uma grande brincadeira? Mas admite que furtou, que não tinha jeito, afinal, “você não emprestou e eu precisava“.

Decepção. Muita.

Dona Lourdes também costuma dizer que amizades são como cristais, quando quebram, você pode até tentar colar, mas aquela ranhura vai sempre estar ali para te lembrar do que aconteceu. Tem vezes em que é melhor mesmo se desfazer dele, né... por mais que seja ainda bonito, nunca será o mesmo de antes. Sempre a maldita ranhura.
Então a gente guarda. Quem sabe um dia possamos descobrir uma posição para colocá-lo em que a cicatriz torne-se imperceptível?
Só o tempo mesmo.

1 comment:

Cá pra nós said...

Deixa que o tempo trazer o remedio.Ele sabe que agiu errado.Ja e um bom comeco...bjs!