Tuesday, October 7, 2008

Aprendizagem

Então...
rsrsrs
Com uns 20 anos fui numa roda de capoeira no Ciep aqui perto de casa. O mestre chamava-se Jô, era baixinho e muito forte, o corpo era aquilo, né, em preciso dizer. Ele gostava de trabalhar com crianças, estava sempre aqui na praça ensinando aos pequenos alguns golpes da capoeira. Era bonito de ver.
Foi quando eu descobri que alguns amigos faziam parte do grupo dele no Ciep e fui lá conferir. Entrei na pilha e quis entrar, mas nossa, era tudo tão rápido...rsrsrs quando os meninos comentavam, o papo era sempre das surras que os novatos tomavam nos batizados e nas rodas abertas. Como eu sempre dizia: “em rostinho que mamãe não bateu, ninguém vai dar pesada“.
Foi a primeira vez que eu desisti da capoeira.

Anos depois, malhando numa academia perto da UERJ, descobri que um determinado grupo treinava lá. Fui conferir. E fiquei embasbacada com o porte físico daquele povo todo, meninas de 9 anos com o corpo todo definido. Mas minha auto-estima era muito baixa na época (acho até que ela nem existia) e fiquei com vergonha de me aproximar. Essa foi a segunda vez que desisti da capoeira.

Ainda estudando na UERJ, rolou o Encontro Mundial de Capoeira ou algo parecido, lá pelos idos de 1999, ou até antes. O que era aquilo? Nego de tudo que é canto do mundo... mas achei que não era a minha praia e, mesmo curiosa, mesmo com amigos me indicando rodas para conhecer, eu desisti pela terceira vez da capoeira.

E os anos passam, né? Tempo não se perde, tempo é momento de preparação.

No comments: