Tuesday, June 17, 2008

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2008/06/16/tenente_diz_que_so_queria_dar_um_corretivo_em_jovens_da_providencia_que_entregou_traficantes-546838507.asp

O delegado Ricardo Dominguez, da 4ª DP (Central), e a promotora Márcia Velasco, responsáveis pelo pedido de prisão do grupo, admitiram a surpresa com o fato de os militares não terem demonstrado arrependimento com o desfecho da história. Para Ricardo e Márcia, os militares sabiam que os jovens seriam mortos. Versão reforçada pelo fato de dois dos acusados viverem em áreas dominadas por traficantes e, com isso, terem conhecimento dos métodos aplicados contra os inimigos.

De acordo com os depoimentos dos militares, o oficial ficou indignado com a decisão do capitão de serviço, que mandou liberar os jovens no sábado. Ao sair da 111ª Companhia de Apoio de Material Bélico, no Santo Cristo, o tenente perguntou aos subordinados se havia nas proximidades um morro dominado por traficantes rivais.

Segundo os militares, a idéia do oficial era aplicar um "corretivo" nos três jovens. Nos depoimentos, os envolvidos dizem que um sargento, morador do Morro do Turano, no Rio Comprido (onde o tráfico é comandado pela mesma facção da Providência), sugeriu levar o grupo para a Mineira. Ao chegar à favela, o sargento Maia Bueno, desceu do caminhão e seguiu com as mãos para o alto até os traficantes, onde teria pedido que os jovens recebessem um castigo por terem desacatado os militares.

Os militares indiciados

Onze militares do Exército foram indiciados por triplo homicídio. Eles são acusados de ter seqüestrado e entregado três jovens da Providência a traficantes do Morro da Mineira, no Catumbi. Todos estão presos. A seguir, a lista dos militares:

VINÍCIUS GHIDETTI DE MORAES ANDRADE, de 25 anos: Tenente

LEANDRO MAIA BUENO, de 24: Sargento

JOSÉ RICARDO RODRIGUES DE ARAÚJO: Soldado

BRUNO EDUARDO DE FREITAS: Soldado

RENATO DE OLIVEIRA ALVES, de 22: Soldado

JÚLIO ALMEIDA, de 22: Soldado

RAFAEL CUNHA DA COSTA SÁ, de 21: Soldado

SIDNEY DE OLIVEIRA BARROS, de 21: Soldado

FABIANO ELOI DOS SANTOS, de 22: Soldado

SAMUEL DE SOUZA OLIVEIRA: Soldado

EDUARDO PEREIRA DE OLIVEIRA, de 24: Soldado

3 comments:

Anonymous said...

O Renato Alves e SGT! e não SD!
Sei lá acho estranho eles sempre foram calmos,sempre manteve a disciplina,são amigaços meus ,sirvo com eles! acho estranho até agora!

Ora... eu... said...

Pois é Diogo, muitas coisas estranhas aconteceram aquela noite/madrugada.
Mas sobre a patente, a informação foi retirada do jornal O Dia.

Anonymous said...

Entendo o Renato Alves fez o CFC "formação de Cabos" em 2006 eo CFST "Formação de SGT" em 2007 no qual o Propio SGT Maia era Instrutor do curso!