Friday, February 8, 2008

vergonha nacional!!!




Hoje acordei cedo, mas continuei na cama até a hora de levar Dona Katze ao vet. E escutava as notícias do Bom dia Brasil, meio lá, meio cá.
Nós todos sabemos que brasieiro é um povo que lê pouco, e por várias razões: falta de incentivo, não sabem ler ou tem muitas dificuldades na leitura, livros são caros, preguiça, preferem outras formas de “distração“, etc.
O ENADE deste ano,digo, o Provão do Ministério da Educação, através de seu questinário sócio-econômico, concluiu que 47,1% não lêem ou lêem no máximo dois livros por ano, excetuando os escolares. Dois livros por ano?!?!?!?!
É, cara pálida, nós estamos falando do Provão, aquele que diz avaliar as universidades. Como assim dois livros por ano? Como estas pessoas estudam? E não me venham com o velho papo do trabalha/estuda, porque para ser aprovado tem que estudar e estudar é quase o equivalente a ler, e quem já passou por um banco universitário sabe muito bem que livros são nossos melhores amigos. Como estas pessoas chegam ao último período lendo tão pouco, e o pior, que tipo de profissionais são esses, quase acadêmicos, que não gostam de ler? Porque não gostam, se gostassem arrumariam um tempinho, nem que fosse no ônibus, antes de dormir, durante o final de semana... tempo para as coisas que a gente gosta de fazer a gente sempre arruma!
Esses universitários tem incentivo porque tem que passar de ano, sabem ler, podem ter até dificuldades, mas se não gostassem da leitura, não teriam passado por cima de dificuldades para chegar até a universidade, podem pegar livros nas bibliotecas e de graça. Resta a preguiça e outras formas de distração que, no caso da referida pesquisa, é a televisão. Concluo, então, que esses e essas carinhas preferem o BBB e o Juvenal Portelinha a um bom livro...

e ainda me dizem que esse país tem futuro... só se ele sair do Brasil mesmo...
tsc tsc tsc que vergonha...


Ah, acabei de lembrar... conheci uma estudante do curso de História de uma renomada universidade pública que me confessou, triste até, porque tinha que escrever a monografia logo, que odiava ler... mas me diagm uma coisa... que porra é essa? O que está acontecendo? Não entendo, não entendo e não entendo. Definitivamente, não.

1 comment:

Cá pra nós said...

Queridinha nao esqueca que ha quem pague para que outra pessoa leia varios livros e escreva um trabalho monografico a precos de prof blz!!!Frequente as univercidades partuculares...Assistir novela e perder tempo com televisao e mais coerente do que se parece!!!Pra que ler,hem?Me diz pra que?
Nao e atoa que os estigmas me perseguem:no ensino fundamental,apelido:LIMAO
No ensino superior,apelido: CABECAO
E assim segue.