Tuesday, April 29, 2008

palavras


Estava agora me lembrando de um colega de trabalho pedindo para eu conversar com as alunas da antiga sexta série sobre o papel coadjuvante que elas desempenharão na peça que encenarão em 2 semanas. Mulheres eram coadjuvantes até mesmo na própria vida... tudo vinha na frente.
Até nos dias de hoje, se lembrarmos talvez de avós, mães, dependendo da nossa idade e da delas, vamos nos lembrar daquela educação tosca e patriarcal que receberam e que muitas vezes tentaram passar para nós.
Mas ainda bem que os tempos voam, mais do que nunca, e os costumes renovam-se a cada segundo. Esses dias me peguei olhando uma senhora de uns 80 anos na clínica ( fui ao médico fazer um check up, sinais da idade...). Ela estava acompanhada da filha, que devia ter passado dos 40 já há algum tempo. Muiro parecidas, a duas, mesmo sem levar em consideração a tintura de cabelo que usavam.
Ela tinha dificuldades para caminhar, sentou-se rapidamente e a filha foi resolver as questões para ela. Surpreendi-me imaginando aquela cena, mas comigo e minha mãe daqui uns 10 ou 15 anos, porque, apesar dos setenta e tais, ela ainda está bem inteira.
Pensei como aquela senhora viveu, passou por tanta coisa... Lacerda, Vargas, 68... será que ela era de esquerda ou nem imaginava o que acontecia, vivendo numa cidade de interior, como a minha mãe? Se eu me surpreendo com a garotada de hoje... ela nem deve se surpreender mais com nada.
As prioridades mudaram, principalmente entre nós, mulheres. Sinto, vejo, vivo os anos passando e sei que quero ter um filho. Mas não é prioridade. Mesmo com minha mãe envelhecendo e sem poder me ajudar e curtir bastante o neto. Mas não é minha prioridade.
Fazer de tudo para ser feliz, não você, mas a vida em casal, mesmo esquecendo-se de você... não, obrigada. Não. Aos 33 anos não acho que tenha que fazer isso. Ninguém merece isso, nem mesmo eu. Talvez um filho ou filha. Mas ainda não posso dizer com certeza.
As vezes você para e olha em volta...
Olha para trás, tenta olhar para frente...
tudo misturado, junto, separado, confuso, não dá para entender direito.
Hoje eu fiquei assim...



... o barulho da chuva lá fora é forte, as gotas grossas batem com força nas folhas das árvores...
O vento é frio.
............................

No comments: