Monday, December 17, 2007

Pensamentos

Hoje foi um dia atípico para mim. Acordei cedo e fui com a minha mãe assistir a formatura da primeira oitava série da minha escola. Estava muito contente mesmo, porque alguns alunos ali, desde o ano passado, estiveram bastante presentes em minha vida escolar. Os olhinhos brilhando e a certeza de que conseguiram, afinal, terminar esta etapa da vida deles foram momentos muito emocionantes para mim.

Depois parti com a Rosana, diretora, para a entrega do Premio Talento 2007, promovido pela Décima CRE e dado aos chamados professores destaque de cada escola da Coordenadoria. Bom, como fui, né... presume-se que eu fui este destaque este ano na escola, escolhida pelos meus próprios colegas. Motivo essse de orgulho para mim, mais do que qualquer premio que poderia receber. Brinco que ganhei o título de Miss Simpatia... rsrsrs

Mas meus pensamentos vagueiam por outras searas.
É claro que, de uma forma ou de outra, é um incentivo aos profissionais de educação do município. Mesmo que role nos corredores a conversa de que quem ganha é puxa-saco da diretoria (talvez porque em alguns locais a diretoria escolha o tal professor destaque, em consultar ninguém). Mas acaba sendo um incentivo entre nós mesmos, já que professores e diretor acabam sendo a mesma coisa, estamos na mesma linha de contato com pais e alunos,
Mas e o incentivo que vem lá de cima? Onde está?

Garanto que não está no decreto que instituiu o regime de ciclos ou que acabou com os conceitos O (ótimo) e I (insuficiente) para simplesmente acabar com as possibilidades de um aluno, por maiores que sejam as dificuldades dele, ficar reprovado no final de um ano ou de um ciclo. Ah, não nos esqueçamos de que a discussão sobre essas possibilidades não chegou a grande maioria dos profissionais de educação desta cidade. Chegou, sim, dez dias antes dos conselhos de classe ou já como decreto, publicado em DO.

É legal ganhar um premio? É.
É legal ser reconhecido como um bom profissional pelos seus colegas? É.
Mas é péssimo ser tratado como gado pela prefeitura, não ter seu trabalho realmente valorizado por ela e, ainda por cima, ser acusado de ser o responsável por falhas históricas do sistema de educação. Tudo isso em troca de mais verbas para serem investidas. Em que mesmo?

No comments: