Friday, June 1, 2007

Voltando a pesquisar, se deixarem, na Cehab

Bom, esse voltar a trabalhar é bem simbólico, né... como dói...
mas voltei a trabalhar no que penso que pode vir a ser um objeto para o curso de doutorado... vamos ver no que dá.
Sabe, quando fiz a pesquisa sobre o Conjunto Habitacional Antares no mestrado, precisei colher informações sobre o local na Cehab. Vocês acreditam que eles disseram que não tinham nada oficial a me oferecer? Quero dizer, até tinham.
Depois de rodar uns 3 ou 4 gabinetes ali na rua da Ajuda, uma senhora me deu o único documento que eles tinham sobre o Antares (último conjunto a ser entregue, em 1975, inacabado, ex-provisório, então permanente...): uma fichinha que deveria ter uns 30 anos... ou quase. Uma papel em branco, com dois furos, daqueles que vc coloca nos porta-fichas, mesmo... escrito à mão: " Antares: 2682 casas". E pronto.
Ah, me pediram para mandar uma cópia da dissertação pq seria um registro sobre o Conjunto, já que eles não tinham mais nada...
Para falar a verdade, na hora aquilo nem me impressionou, a dificuldade para colher dados oficiais sobre Antares era tão grande, ao contrário do outro ponto da pesquisa (favela de Santa Marta), que pouca coisa a mais me surpreendia naquele mundo de descaso em relação ao Conjunto...
Mas porque este testemunho, depois de... 3, 4 anos?
É, os conjuntos habitacionais, as políticas habitacionais me interessaram mesmo... e é por aí que eu vou... pelo menos eu acho, para o meu próximo curso...
Comecei a fazer o que todo mundo faz: leituras, pesquisa bibliográfica, fechar ou tentar fechar o objeto... devagar e sem pressa... mandei e-mails para a Secretaria Municipal de Habitação e para a ... Companhia Estadual de Habitação, a... CEHAB...
lá fui eu de novo.
Leiam o pedido e a resposta:

Olá, bom dia.
Estou iniciando a pesquisa para minha tese de doutorado e quero saber
se a CEHAB possui algum tipo de acervo ou biblioteca onde eu possa
adquirir informações oficiais sobre projetos habitacionais na década
de 1990.
Obrigada,
--
Alessandra Mamede

Senhora Alessandra,
Em atenção a presente solicitação, informamos que, conforme esclarecimentos
da Diretoria de Planejamento e Obras, está sendo iniciado um censo para
catalogar as realizações e resgatar a memória da CEHAB, cuja previsão de
conclusão é março de 2008, quando irá completar 45 anos.
Assim, no momento, a empresa só dispõe de plantas que, embora não estejam em
ordem cronológica da obra, poderão ser consultadas na mapoteca.
Diante disso, caso haja interesse, sugerimos agendar a consulta no Serviço
de Arquitetura e Urbanismo (02-SAU), localizado na rua da Ajuda, nº 5 - 17º
andar - Centro - Rio de Janeiro, tel. (21)2299-3099.
Atenciosamente,
Ouvidoria da CEHAB-RJ

Vocês entenderam isso? A Cehab está tão mal das pernas, ou quase, quanto a Leão XIII!!!!
Eu não posso fazer pesquisa porque está tudo uma zona!!!!

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

2 comments:

Anonymous said...

Alessandra, estou fazendo pesquisa sobre conjuntos habitacionais no RJ, vc teria fontes para me sugerir? Meu email: carla.siqueira@uol.com.br
Obrigada

Anonymous said...

Alessandra, estou fazendo pesquisa sobre conjuntos habitacionais no RJ, vc teria fontes para me sugerir? Meu email: carla.siqueira@uol.com.br
Obrigada