Monday, June 15, 2009

SME II


Com a mudança do prefeito, a aprovação automática caiu por terra. Alívio para alguns, desespero para outros. Toda a correria promovida pela rede municipal do Rio de Janeiro, a princípio para identificar os analfabetos funcionais da rede pode solucionar um gravíssimo problema nosso. Mas, por outro lado, o que será feito com os alunos que estão do sérimo ano para cima? É, porque as aulas de reforço serão somente para o sexto ano. Lá na escola onde trabalho, são 4 turmas já formadas para o reforço, 100 alunos. E olha que os alunos selecionados são os 100 piores da antiga quinta série. Piores, esse não conseguem formar palavra sequer. Mas boa parte dos que ficaram de fora tem dificuldades enooormes na leitura e na escrita.

"lmsa lpalo tasa tmo
tna erunro rms
manals da sala rnlar
rnls ran rnafa lao"

Isso aí acima é a transcrição de uma redação feita por um aluno de 13 anos que nem sabe escrever o próprio nome.

Vocês acham que aulas de reforço, paralelas às aulas regulares recuperarão este aluno?
Em próximos posts, trarei textos de alunos de nono e oitavo anos que não terão aulas de reforço.

No comments: