Monday, August 6, 2007

Kush

Olá a todas e todos. Depois do silêncio... estou mais uma vez de volta.
Esta semana tive a oportunidade de ter em minhas mãos a revista História Viva, n. 46. Ainda estou folheando suas páginas (revistas costumam durar semanas comigo)e as matérias são bastante interessantes. Mesmo. Este número que tenho dá maior atenção ao bombardeio à Guernica e suas implicações na Segunda Guerra Mundial. Muito legal. Isso sem falar na matéria sobre Hemingway, estupenda. Leia: http://www2.uol.com.br/historiaviva/

Mas uma matéria, para falar a verdade, uma nota me chamou bastante a atenção. É sobre a construção de uma represa em Meroé,em 2013. Essa inundação acabará com um riquíssimo sítio arqueológico, com os vestígiosa de uma das principais civilizações africanas da antiguidade. A fotos postadas aí acima são das pirâmides de Meroé, local que possivelmente será inundado com as águas do Nilo em 6 anos. que grande perda seria caso isso acontecesse...

Mas algumas entidades e grupos preocupados com a preservação deste sítio arqueolólico já se mobilizam, seja para impedir a inundação ou para remover algumas relíquias. De acordo com a revista, "uma grande exposição com as últimas descobertas arqueológicas está programada para novembro de 2008". Vamos torcer!!!!

Dê uma olhadinha nesse site e saiba mais sobre o Reino Kush: http://www.culturekiosque.com/art/exhibiti/rhesouda.htm

bjos

No comments: