Monday, November 10, 2008

Quinta-feira acordei bem cedinho e parti para o Fundão, não queria perder nada naquela manhã, já que a tarde estava destinada para outras cousas...
Com um estressante atraso, ainda mais para quem havia dormido pouco, graças ao Beco do Rato, iniciaram-se as oficinas. Fui para a do Batuque de Umbigada de Fogo Verde, Piracicaba. Grande Mestre Dado e suas meninas. Foram instantes de êxtase! A umbigada no batuque não é aquela “meia” umbigada do jongo, e umbigada mesmo... no inicio parece estranho, mas com o tempo me acostumei...
O momento chato foi um participante da oficina, membro da Cia Folclórica tentar fazer intriga entre Mestre Dado e outra pessoa do Fogo Verde. Bom e saber que o grupo da Cia é muito melhor preparado do que aquele rapaz.

Dei uma fugidinha para assistir a oficina de caxambu de Santo Antonio de Pádua, que me deixou bastante intrigada.
Não conhecia o caxambu, sempre tinha achado que era algo bem próximo ao jongo. Mas o de Santo Antonio de Pádua é bastante aberto, sem passos marcados e propiciando aos participantes bastante liberdade na hora de dançar. Gostei muito, mas só pude curtir mesmo o grupo na sexta, durante o encerramento.













A sexta foi muito especial. Todos os grupo se encontraram no espaço da Cia, já que a chuva que havia caído durante a noite impediu que a festa acontecesse do lado de fora, ao lado de uma grande fogueira. Mas foi linda. Cada grupo apresentou-se um pouco e todos pudemos dançar com eles. Afinal, após dois dias de oficina, todos já sabíamos dançar tudo, não é mesmo?





No comments: