Friday, October 26, 2007

E vamos ao teatro!

Tenho MESMO que admitir que no quesito teatro nunca me comportei muito bem... sempre achei que poderia ter ido mais, acompanhado mais. Aqueles defeitos facilmente remediáveis, mas que deixamos sempre para depois.
Nas poucas experiências, coisas legais... uma que considero das melhores foi Torre de Babel, no Carlos Gomes. Marieta Severo ao meio-dia, interpretando uma cega andando para lá e para cá sobre pedaços de madeira... uau... inesquecível!
Mas logo eu, não apegada ao teatro... senti tanto a morte do Sr. Paulo Autran... me peguei lendo a reportagem sobre sua morte com os olhos marejados...
Não me senti confortável, afinal, nunca o vi no teatro, não era sua fã...
Mas tinha algo... todas as tardes no último ano, por volta das 17 horas, me pegava ouvindo atentamente sua voz na Radio Band News FM, na coluna Quadrante. Fruto de uma peça com o mesmo nome, tornou-se um agradável ato de ouvir atentamente o melhor de nossa literatura.
Meses atrás até postei uma Cecília Meireles após ouvir um outro conto dela na rádio. Vejam lá: "Ou isto ou aquilo".
Mas escrevo tudo isso porque após a sua morte, no horário da coluna, tenho ouvido um linda homenagem da rádio a ele, junto ao comunicado de que a coluna sairá do ar. Que grande tristeza. Talvez próxima àquela dos que acompanhavam sua carreira no teatro e a sua luta contra a doença.
Mas o espetáculo continua.
E vamos ao teatro!