Saturday, June 30, 2007

Estranhas formas de ser macho....


Gostaria de conversar com vocês sobre o deslocamento do papel da prostituta na vida destes jovens. Antes, as cortesãs eram tratadas com mística envoltura de sensualidade, nos bordéis e ruas, pois ali era a única possibilidade de ter o primeiro ou vários encontros amorosos fora do casamento. Eram condenadas pela moral vigente, mas ninguém pensava em espancá-las. No máximo, tirar desta vida. Hoje, vejo que grupos de rapazes se divertem espancando prostitutas. Quero pensar que já que todas as meninas da idade deles dão, não apresentam mais o comportamento respeitoso de outrora. Não precisam mais da prostituta, já que as amiguinhas são as primeiras a voar em cima. Será isso? Não tenho certeza do que escrevo, mas escrevo para dividir com vocês. O que faz jovens se divertirem espancando prostitutas? Não reconhecer nela humanidade, importância, valor. E ter certeza do jogo da impunidade. Fora isto, um homem bater em mulher? Vários homens baterem na mesma mulher? Agora vamos mudar o foco e pensar: que masculinidade é esta? É uma masculinidade que puxa o cabelo das garotas em boates. Que estranha forma de ser másculo. Aliás, que mulher gosta de tal masculinidade? Pelo amor de Deus não venham dizer que são veados enrustidos, pois isto é um assinte, para nós, veados. São monstros, não veados. Sai pra lá, tracajá. Se eles forem veados, eu me demito.

POSTADO POR: Milton Cunha às 11:37 ::

Sunday, June 24, 2007

Belo porque singelo

Estava em casa, deitada na cama.
A televisão ficava ali, aos pés da cama e por pior que fosse, relax era sinônimo de TV.
Mas aquele dia, por acaso, parou num canal interessante, sempre frequentado pelo casal (ela e o amado).
E se falava da beleza. Não da beleza das manequins do fashion rio ou do SP fashion week, mas da beleza do dia a dia. Da beleza que nós, simples mortais vemos do trem, do ônibus, em casa, quando vemos o cachorro dormindo naquela posição mais hilária, em que paramos e observamos: " que porra de bicho doido..."
Na verdade, aquela vista inusitada e bela nos traz alegria, o estar no lugar certo na hora certa para podermos obervar aquilo.
Ela já viu um sol se pôr vermelho (saiu até poesia),
Um mendigo num momento de alegria sincera ( e nem havia celular com câmera naquele tempo)
E já viveu tantos momentos tão belos, tão pequenos, mas que significaram tanto...
Era sobre isso que o tal programa falava.
E então falaram da Adélia Prado e ela chorou... eram tão pequenos e valorosos momentos que ela sentiu-se ridícula por tudo que já havia passado por sua cabeça.
E lembrou das manhãs em que acordou, cansada e com sono para ouvir as aventuras da noite, da madrugada, do seu super-herói... que tonta...
E lembrou-se de como era bela a Lapa e seus recantos, como eram interessantes todos os contos e acontecimentos...
E lembrou-se dos gostos e dos encontros dos cotovelos na cozinha... e chorou... que tonta...

Casamento, Adélia Prado

Há mulheres que dizem:

Meu marido, se quiser pescar, pesque,

mas que limpe os peixes.

Eu não. A qualquer hora da noite me levanto,

ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar.

É tão bom, só a gente sozinhos na cozinha,

de vez em quando os cotovelos se esbarram,

ele fala coisas como "este foi difícil"

"prateou no ar dando rabanadas"

e faz o gesto com a mão.

O silêncio de quando nos vimos a primeira vez

atravessa a cozinha como um rio profundo.

Por fim, os peixes na travessa,

vamos dormir.

Coisas prateadas espocam:

somos noivo e noiva.

Friday, June 22, 2007

Outside CD's

O Eduardo é uma figura fantástica que conheço há alguns bons anos, mais de dez, com certeza. Já tivemos projeto de banda, barraquinha de CD em show... agora ele resolveu me chamar para compor uma galera para reativar uma ONG. Sobre isso não quero falar, mas o pós-reunião foi muito bom para matar saudade, já que não parávamos para tomar umas há muitos anos... mesmo.. contatos rápidos e rasteiros. sou uma péssima amiga, admito... e não gosto de alugar ninguém por telefone... só ao vivo.rs
Tomamos umas cervas deppois da reunião da dita cuja com o Sr. Wilton Júnior e o Dani. Tinha o Tom e o Slash (?!?!?!?!?! Recuso-me a explicar isso!) também, mas eles ficaram à parte, batendo o papo deles, pq quem é do Méier não bobéier (não posso crer que escrevi isso!!).
As fotos de nossa quarta-feira no Baixo Méier estão aí embaixo.
Edu e Júnior, eu e Dani e eu e Edu.

Outside Cd's



Wanessa da Mata

Putz... êta semana braba!
Mas olha só que gracinha eu reencontrei depois de um bom tempinho... Tô ouvindo direto.
Do primeiro CD da Wanessa da Mata:

Vanessa da Mata - Onde Ir
Vanessa da Mata
Eu não sei o que vi aqui
Eu não sei prá onde ir
Eu não sei por que moro ali
Eu não sei por que estou

Eu não sei prá onde a gente vai
Andando pelo mundo
Eu não sei prá onde o mundo vai
Nesse breu vou sem rumo

Só sei que o mundo vai de lá prá cá
Andando por ali, por acolá
Querendo ver o sol que não chega
Querendo ter alguém que não vem.

Cada um sabe dos gostos que tem
Suas escolhas suas flores, seus jardins
De que adianta a espera de alguem
O mundo todo reside dentro em mim

Império Serrano

Só para não dizerem que eu não tenho feito nada a não ser reclamar da vida... sábado passado fui ao Império Serrano. Era feijoada e tinha show da Leci Brandão. Dei mole, fiquei com preguiça por causa da chuvinha que caía e perdi o início do show. Mas ainda peguei a Andréa Café, partideira de Nova Iguaçu e que manda muito bem.
Ah, sem falar naquela bateria, com direito a Quitéria e tudo!
Vejam as fotos.

Nada a dizer

Às vezes é melhor ficar calado.
Em boca fechada não entra mosca. Nem azeitona (de todos os tipos e qualidades).
Hoje estou com um humor do cão e deveria ficar de boca fechada. Na verdade, está, já que só estou dando patadas por aí, ou melhor, falando grosserias com as pessoas que amo.
Mas os dedos também deveriam ficar quietos, porque vão acabar teclando bobagens aqui, mas.. eu não resisto. Nem a Marta, nem o Renan e nem mesmo o Mantega.
Se eles acabam pondo os pés´pelas mãos ao falaram tanta besteira, eu falar(ou teclar) um pouquinho não é tão grave assim, né... rs
Tenho acompanhado pelo rádio (é o veículo de comunicação que faz parte da minha vida, não tenho tido muita paciência com TV) os graves acontecimentos no Complexo do Alemão, nos aeroportos, no Senado. Realmente, da maneira em que me encontro já há meses, sem o mínimo de esperança em absolutamente nada que diga respeito e passe pelas mãos de nossos "governantes", não espero mais nada, a não ser o pior.
Vários moradores do Alemão vem se queixando da maneira desreipeitosa, violenta e truculenta com que vem sendo tratados não só pela Polícia Militar, mas agora da Força Nacional de Segurança. Parece que esses aí aprenderam direitinho como tratar pobre e favelado! Alguém fala a respeito? alguém se preocupa com o que acontece lá dentro? Nem vou responder. Mas que tem muita gente levando porrada e tendo a casa invadida, ah, isso tem!
E as escolas? No meio da guerra eles colocam uma circulação de crianças a cada 2 horas (período dos turnos). É para acertar mesmo, né? Alvo não vai faltar! E ainda tem a cara de pau de dizer que é pela segurança dos alunos! Poupem-me!
Quanto aos aeroportos... acho que vou tentar visitar amigos em Salvador para ver se eu consigo relaxar e gozar... porque o negócio tá brabo!
Falando em relaxar e gozar, nunca soube que o Renan era tão próximo da Marta, ele segue direitinho os conselhos dela, e há anos!!!!

Wednesday, June 13, 2007

Parabéns, Rui!!!

Voltei hoje ao trabalho... meio sem paciência e tal... depois de 15 dias acordando ao som do RJ-TV, acordar às cinco e meia da matina não é mole não...
Mas não é disse que eu quero falar. Hoje é quarta. Daqui a pouco vou ver o primeiro jogo da final da Libertadores, torcer contra o Boca, é claro... não necessariamente pelo Grêmio...
Mas também não é disso que quero falar..
Aí abaixo tem uma letra do 2Pac... muito legal, qq dia desses traduzo para quem tem dificuldades no inglês... letra muito boa.
Só que o caso é: hoje é aniversário do Rui. Mas quem é o Rui? Cara, não sei. Sei que ele adora o Calcinha Preta ( se gosta de uma calcinha preta eu não sei...), um grupo de forró daqueles tipo TV Diário. Sei que a mulher dele é muito apaixonada por ele, daquelas que mandam aquelas mensagens ao vivo. Sabem o que é isso?
É tipo assim: pára o carro na sua porta, com um som absurdamente alto e a tal garota-apresentadora da mensagem começar a gritar: "Rui, ô Rui, vem cá que eu tenho uma surpresa. Ô Rui, kd vc? eu vim aqui só pra te ver!!!" Lançam fogos e rojões, recitam um versinho qq, cantam parabéns, gritam mais e mais... chamam a família para dar depoimentos sobre o cara (no caso o tal Rui), lançam mais fogos e rojões e tocam a música de parabéns da Xuxa ( hj vai ter uma festa...), com a garota-apresentadora da mensagens gritando junto. Entenderam bem? GRITANDO JUNTO.
Digo isso porque os meus vizinhos da frente estão comemorando na calçada o aniversário dele... o som está altíssimo: Calcinha Preta, Sorriso Moleque, Jeito Maroto ou o que o valha, Revelação e... os tais Prostitutos...
Cara... depois de postar aquele 2Pac eu tenho mesmo que escutar:
"É prost, é prostituto (2X)
Se tá de calça nóis abaixa, se tá de saia nóis levanta
Vc sabe o que é um moleque piranha?"
Não adianta. Sei que devo ser mais... paciente, no mínimo... mas não dá.
Eu cresci ouvindo Legião Urbana e Plebe Rude!
Ai...vamos ao Calipso... (ou Calypso?)
minha vizinhança é um espetáculo! rsrsrsrsrs

Saturday, June 9, 2007

Tupac

Esqueci de dizer que isso aí embaixo é 2Pac Shakur.

Saca só...

Tenho procurado algumas coisas em alguns raps, entre eles 2Pac e NWA. Então, tenho lido atentamente algumas letras e achei uma muito, mas muito interessante. Gostaria de deixar as duas estrofes iniciais aqui.

"Words Of Wisdom"

Killing us one by one
In one way or another
American will find a way to eliminate the problem
One by one
The problem is
the troubles in the black youth of the ghettos
And one by one
we are being wiped off the face of this earth
At an extremely alarming rate
And even more alarming is the fact
that we are not fighting back
Brothers, sistas, niggas
When I say niggas it is not the nigga we are grown to fear
It is not the nigga we say as if it has no meaning
But to me
It means Never Ignorant Getting Goals Accomplished, nigga
Niggas what are we going to do
Walk blind into a line or fight
Fight and die if we must like niggas

This is for the masses the lower classes
The ones you left out, jobs were givin', better livin'
But we were kept out
Made to feel inferior, but we're the superior
Break the chains in out brains that made us fear yah
Pledge a legiance to a flag that neglects us
Honour a man that who refuses to respect us
Emancipation, proclamation, Please!
Nigga just said that to save the nation
These are lies that we all accepted
Say no to drugs but the governments' keep it
Running through our community, killing the unity
The war on drugs is a war on you and me
And yet they say this is the Home of The Free
But if you ask me its all about hypocrisy
The constitution, Yo, it don't apply to me
Lady Liberty still the bitch lied to me
Steady strong nobody's gonna like what I pumpin'
But its wrong to keeping someone from learning something
So get up, its time to start nation building
I'm fed up, we gotta start teaching Chaldean
That they can be all that they wanna to be
There's much more to life than just poverty

Friday, June 1, 2007

Respira...

Na verdade, o que escrevi não é novidade alguma para quem trabalha com acervos que tenham algo a ver com população de baixa renda... A Fundação Leão XIII foi só um exemplo do absurdo a que pode chegar a administração pública em relação à sua história! Não há história escrita, o acervo está se acabando, fechado aos pesquisadores, sem luz no fim do túnel!
Mas, deixa eu ir em quem deu um sinal de vida...
Eu pedi, então, orientação sobre algum local onde pudesse pesquisar e vcs acreditam que me passaram uma listagem com os conjuntos construídos pela Cehab desde 1964 até 2006?
Eu quase morri. Estou examinando aos poucos, mas pra começar no nível estadual, acho que está razoável...
Agora é esperar o osso voltar para o lugar para ir na SMH, porque lá, eu sei que tem um CEDOC.. pelo menos é o que está no site da prefeitura...
rsrsrs
Pensamento positivo!!!!

Voltando a pesquisar, se deixarem, na Cehab

Bom, esse voltar a trabalhar é bem simbólico, né... como dói...
mas voltei a trabalhar no que penso que pode vir a ser um objeto para o curso de doutorado... vamos ver no que dá.
Sabe, quando fiz a pesquisa sobre o Conjunto Habitacional Antares no mestrado, precisei colher informações sobre o local na Cehab. Vocês acreditam que eles disseram que não tinham nada oficial a me oferecer? Quero dizer, até tinham.
Depois de rodar uns 3 ou 4 gabinetes ali na rua da Ajuda, uma senhora me deu o único documento que eles tinham sobre o Antares (último conjunto a ser entregue, em 1975, inacabado, ex-provisório, então permanente...): uma fichinha que deveria ter uns 30 anos... ou quase. Uma papel em branco, com dois furos, daqueles que vc coloca nos porta-fichas, mesmo... escrito à mão: " Antares: 2682 casas". E pronto.
Ah, me pediram para mandar uma cópia da dissertação pq seria um registro sobre o Conjunto, já que eles não tinham mais nada...
Para falar a verdade, na hora aquilo nem me impressionou, a dificuldade para colher dados oficiais sobre Antares era tão grande, ao contrário do outro ponto da pesquisa (favela de Santa Marta), que pouca coisa a mais me surpreendia naquele mundo de descaso em relação ao Conjunto...
Mas porque este testemunho, depois de... 3, 4 anos?
É, os conjuntos habitacionais, as políticas habitacionais me interessaram mesmo... e é por aí que eu vou... pelo menos eu acho, para o meu próximo curso...
Comecei a fazer o que todo mundo faz: leituras, pesquisa bibliográfica, fechar ou tentar fechar o objeto... devagar e sem pressa... mandei e-mails para a Secretaria Municipal de Habitação e para a ... Companhia Estadual de Habitação, a... CEHAB...
lá fui eu de novo.
Leiam o pedido e a resposta:

Olá, bom dia.
Estou iniciando a pesquisa para minha tese de doutorado e quero saber
se a CEHAB possui algum tipo de acervo ou biblioteca onde eu possa
adquirir informações oficiais sobre projetos habitacionais na década
de 1990.
Obrigada,
--
Alessandra Mamede

Senhora Alessandra,
Em atenção a presente solicitação, informamos que, conforme esclarecimentos
da Diretoria de Planejamento e Obras, está sendo iniciado um censo para
catalogar as realizações e resgatar a memória da CEHAB, cuja previsão de
conclusão é março de 2008, quando irá completar 45 anos.
Assim, no momento, a empresa só dispõe de plantas que, embora não estejam em
ordem cronológica da obra, poderão ser consultadas na mapoteca.
Diante disso, caso haja interesse, sugerimos agendar a consulta no Serviço
de Arquitetura e Urbanismo (02-SAU), localizado na rua da Ajuda, nº 5 - 17º
andar - Centro - Rio de Janeiro, tel. (21)2299-3099.
Atenciosamente,
Ouvidoria da CEHAB-RJ

Vocês entenderam isso? A Cehab está tão mal das pernas, ou quase, quanto a Leão XIII!!!!
Eu não posso fazer pesquisa porque está tudo uma zona!!!!

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh